Núcleo Pastoral do Menor

APRESENTAÇÃO

A Unidade Pastoral do menor, criada em 10/12/1999, inicialmente por um grupo de voluntários foi assumida no ano de 2000 pela administração do FAC – Fraterno Auxilio Cristão. É uma entidade sem fins lucrativos com capacidade de atendimento de 50 crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade social com idade de 06 a 15 anos, ambos os sexos, prestando-lhes assistência de todas as formas em diferentes áreas.

Tendo como consequência o abandono de crianças/adolescentes, privando-os de seus direitos básicos e lançando-os a marginalidade, iniciou-se um trabalho junto a Pastoral do Menor, que executa o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com a pretensão de estender o atendimento para com as famílias das crianças e adolescentes, excluídas do processo de desenvolvimento. As crianças e adolescentes atendidas são encaminhadas pelo CRAS Central do município de Jaú, visando colaborar através de orientações e encaminhamentos para que possam ter acesso a outros direitos e desenvolvam um relacionamento harmonioso que seja refletido no âmbito familiar, escolar e social.

É uma entidade que atende crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade social provenientes de famílias fragilizadas, cujos membros apresentam alteração de conduta social.

Missão: Acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo proteção, socialização e sensibilização através de atividades sócio educativas em defesa de seus direitos, executando ainda um trabalho de prevenção através do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

ATIVIDADES

As atividades são desenvolvidas em contra turno escolar, considerando que as crianças e adolescentes estão matriculados na rede pública de ensino, respeitando os aspectos das individualidades humanas através de informações e orientações relacionadas ao cotidiano, nos preocupando em oferecer as que estimulem, desenvolvam e formem o senso de responsabilidade, coletividade e participação.

Diariamente são fornecidas café da manhã, lanche e almoço, acompanhamento e orientações quanto aos hábitos de higiene pessoal e espaço físico.

São desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e de lazer variadas. As crianças e adolescentes que manifestam interesse, recebem semanalmente, orientação de um professor específico, o qual ministra aulas de xadrez. A Orientadora Social, formada em musicoterapia coordena a oficina de música. Com a colaboração de duas voluntárias é realizada a Oficina de Valores através de rodas de conversa. As crianças e adolescentes participam de atividades externas monitoradas, de acordo com o interesse, tais como: futebol e judô.

Alimentação

  

 

 

Atividade física

  

Oficina de artesanato

   

Oficina de valores

  

 

 

Oficina de música

  

Judô

  

 

 

Futebol

  

 

CONTATO

Rua Rangel Pestana, 340 Centro Jaú/SP

Telefone: (14) 3624-5888

Facebook: Pastoral do Menor – FAC Jaú