Núcleo Pastoral do Menor

APRESENTAÇÃO

 

O Núcleo Pastoral do Menor foi criado no ano de 2000 sob a administração do FAC – Fraterno Auxílio Cristão. É uma entidade sem fins lucrativos com capacidade de atendimento de     80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com idade de 06 a 15 anos, ambos os sexos, prestando-lhes assistência em diferentes áreas.                                   

 Trata-se de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentando como missão acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo proteção, socialização e sensibilização através de atividades socioeducativas em defesa de seus direitos, executando ainda um trabalho de prevenção através do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

As crianças e adolescentes atendidas são encaminhadas pelo CRAS Central e algumas são pertencentes ao CRAS do bairro Cila de Lucio Bauab do município de Jaú, o trabalho em conjunto com a rede visa colaborar através de orientações e encaminhamentos para que usuários e suas famílias possam ter acesso a outros direitos e também estimular o desenvolvimento de um relacionamento harmonioso que seja refletido no âmbito familiar, escolar e social.

 O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidade considerando as especificidades dos ciclos de vida cada usuário, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa das técnicas de referência, das orientadoras sociais e dos (as) usuários (as). O trabalho também é realizado de forma a estimular as trocas culturais e o compartilhamento de vivências, desenvolver junto aos usuários o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.

ATIVIDADES

As atividades são desenvolvidas em contra turno escolar, considerando que as crianças e adolescentes estão matriculados na rede pública de ensino, respeitando os aspectos das individualidades humanas através de informações e orientações relacionadas ao cotidiano, nos preocupando em oferecer as que estimulem, desenvolvam e formem o senso de responsabilidade, coletividade e participação.

Diariamente são fornecidas café da manhã, lanche e almoço, acompanhamento e orientações quanto aos hábitos de higiene pessoal e espaço físico.

São desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e de lazer variadas. Semanalmente as orientadoras sociais realizam  oficinas de arte e cultura, esportiva e recreativa  atividades sobre o tema socioeducativo. As crianças e adolescentes participam de atividades externas monitoradas, de acordo com o interesse, tais como: ballet, futebol,  judô e tênis.  É realizado grupo socioeducativo nos dois períodos com a  Psicóloga e Assistente Social.

 

 

 

 

  

 

   

 

   

 

 

 

  

 

  

 

 

 

  

 

CONTATO

Rua Rangel Pestana, 340 Centro Jaú/SP

Telefone: (14) 3624-5888

Facebook: Pastoral do Menor – FAC Jaú