O Fraterno Auxílio Cristão é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1960, pela comunidade da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio. Desde o início de sua constituição sempre teve por fim dar atendimento às famílias carentes e crianças. A entidade possui o reconhecimento de utilidade pública nos três níveis, Municipal, Estadual e Federal sendo também portadora do Certificado de Entidade Filantrópica expedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O Conselho Deliberativo do FAC é formado por representantes da comunidade, que voluntariamente dedicam tempo para planejar e organizar o Projeto. Seu estatuto social já foi adaptado ao novo Código Civil e atendendo a necessidade de adequação à Política Nacional de Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social- SUAS. A entidade  possui um Regimento Interno que delibera as atividades na área social.
		
	 
	
		
			
O Fraterno Auxílio Cristão mantinha um educandário, administrado pelas religiosas da Associação São José em regime de semi-internato. Com a saída dessas irmãs e diminuição do número de crianças o FAC encerrou este trabalho e no ano de 1999 criou uma entidade de atendimento às crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoal denominada Pastoral do Menor. Inicialmente a entidade foi liderada por uma senhora que voluntariamente iniciou o atendimento as famílias, crianças e adolescentes e no ano de 2000 o FAC assumiu a administração da Pastoral do Menor. No início a entidade atendia um número menor de crianças e adolescentes e com o aumento da demanda foram feitas adequações e ampliação do espaço físico para aprimorar o atendimento.
Hoje o Núcleo Pastoral do Menor atende cerca de 90 crianças e adolescentes de 06 à 15 anos ambos os sexos e respectivas famílias em conjunto com o CRAS, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.